Ueshiba Morihei (O'Sensei)

   
O fundador do Aikido, Ueshiba Morihei (respeitando o costume japonês, lê-se primeiro o sobrenome seguido do nome), também conhecido por O'Sensei (grande mestre), nasceu na cidade de Tanabe (Japão) no dia 14 de Dezembro de 1883. Ele era o quarto filho (único filho homem) de Yoroku e Yuki Ueshiba. De seu pai, O'Sensei herdou a determinação de um samurai e o interesse por assuntos públicos, e de sua mãe herdou um intenso interesse por religião, poesias e artes.

O'Sensei era uma criança sensível e estava frequentemente doente. Aos seis anos de idade, começou a estudar em um templo budista local, onde aprendeu a entoar os mantras sagrados e até cogitou a idéia de se tornar um monge budista. O'Sensei passou grande parte de sua infância em meio a natureza. Seu pai, Ueshiba Yoroku contava histórias do bisavô de O'Sensei, Ueshiba Kichiemon, que era conhecido por ter sido um dos samurais mais fortes de sua época. Ueshiba Yoroku também encorajou o filho a desenvolver-se através da prática do sumô e da natação. O'Sensei treinava seu corpo intensamente e finalmente se convenceu da necessidade de ser forte após seu pai ter sido atacado e surrado por uma gangue contratada por políticos rivais. Todas as vezes que havia um campeonato de sumô, O'Sensei era o primeiro a se inscrever e, frequentemente saía campeão. Ele tinha se decidido a se tornar tão forte para derrotar qualquer pessoa que o desafiasse.

Muito bom em matemática, empregou-se aos 17 anos de idade como assessor de um escritório de coleta de impostos, sendo considerado um ótimo trabalhador, mas durante um período foi obrigado a administrar um novo imposto dirigido aos agricultores e pescadores. Convencido que os impostos eram injustos, ele indignou-se e veio a se tornar líder do movimento de protesto. Em 1902, O'Sensei mudou-se para Tóquio, onde abriu um a pequena loja de suprimentos. Durante sua estadia em Tóquio, descobriu que tinha afinidades com as artes marciais treinando Jujutsu no Dojo Kito-ryu e Shikage da espada Japonesa. Nesse período teve uma grave crise de béri-béri que o fez deixar tudo para os empregados e voltar à Tanabe. Logo após o retorno à Tanabe, O'Sensei casou-se com  Itogawa Hatsu que era uma parente distante.


















A relação entre a Rússia e o Japão estava muito ruim, então o jovem Ueshiba Morihei decidiu alistar-se no exército para servir ao seu país. Infelizmente, O'Sensei media apenas 1,50m e estava um pouco abaixo da altura exigida. Extremamente determinado, ele ficou treinando sozinho durante vários meses nas montanhas, e até pendurava-se em árvores para aumentar seu tamanho. Alistou-se novamente como reservista e depois foi convocado. A incansável energia do jovem chamou a atenção dos superiores e ele foi promovido a sargento. No início, não foi enviado para a linha de batalha, pois seus conhecimentos eram valiosos e era usado para treinar os soldados.

Após a conclusão da guerra Russo-Japonesa em 1905, muitos superiores de O'Sensei recomendaram à ele uma carreira militar que foi rejeitada por ele. O'Sensei retornou à Tanabe como civil em 1906. Durante esses 4 anos no exército, O'Sensei melhorou sua condição física e conseguiu seu primeiro Menkyo (licença para dar aulas de artes marciais).

Retornado para o âmbito familiar Ueshiba Morihei dedicou-se a agricultura, mas continuava inquieto. Em 1911, ocorreu o nascimento de sua primeira filha, Matsuko, que fez com que sua disposição melhorasse. Nesta fase, o governo japonês recrutou voluntários para colonizarem Hokkaido. O'Sensei organizou um grupo de agricultores e pescadores para realizar este grande desafio.

Em 1915, Ueshiba Morihei conheceu Takeda Sokaku sensei na ilha de Hokkaido. Embora muito forte e ágil, O'Sensei não era páreo para o mestre do Daito-ryu Aikijujutsu. Imediatamente O'Sensei increveu-se por um mês para treinar, e assim o acompanhou por 4 anos. Em 1917, nasceu Takemori, o segundo filho de O'Sensei.

Em 1919, chegaram notícias que seu pai estava muito doente com seus 76 anos de idade. No caminho de volta para casa em Hokkaido, Ueshiba tomou conhecimento dos poderes curativos de um extraordinário líder religioso da Omoto-kyo chamado Deguchi Onisaburo. O'Sensei decidiu então parar em Ayabe, centro da nova religião Omoto para orar pelo seu pai.

Quando O'Sensei finalmente chegou à Tanabe, ficou sabendo que seu pai já havia falecido. Contaram-lhe que suas últimas palavras para O'Sensei foram: "Não deixe nada prendê-lo - viva do jeito que quiser."

Na primavera de 1920, O'Sensei, sua esposa e três filhos mudaram-se para Ayabe. A abertura de seu dojo em 1920 foi a única alegria de O'Sensei no primeiro ano em Ayabe, pois neste mesmo ano seus dois filhos, Takemori (com 3 anos) e Kuniharu (6 meses), faleceram após uma doença num intervalo de 3 semanas. Em 1921, nasce Ueshiba Kisshomaru.

Em Fevereiro de 1924, Deguchi, O'Sensei e um pequeno grupo de seguidores da Omoto-kyo partiram para Mongólia com a finalidade de difundir a religião. Acabaram perseguidos e capturados pelos chineses. Eles foram soltos sob custódia do consul japonês, retornando ao Japão no final de Julho do mesmo ano.

Em 1925, O'Sensei foi transformado por uma visão divina. Ele havia sido desafiado por um oficial da marinha para um combate de Kendo (Lit. Caminho da Espada). O'Sensei aceitou, porém foi sem espada. O oficial ficou naturalmente ofendido por esta atitude e atacou O'Sensei furiosamente. O'Sensei  escapou facilmente de todos os ataques do oficial que ficou exausto e concedeu a vitória à O'Sensei. Após o combate, O'Sensei saiu para o jardim onde sentiu uma forte vibração e sentiu-se banhado por raios de pura luz dourada. Neste momento, ele se imaginou assumindo a forma de um ser dourado e diz ter compreendido a natureza da Criação: "O caminho do guerreiro é maninfestar Amor divino, um espírito que envolva e nutra todas as coisas." Lágrimas de gratidãao escorreramm-lhe pelo rosto.

Em 1930, O'Sensei teve um encontro com Kano Jigoro sensei, fundador do Judô. Kano sensei ficou admirado com a habilidade de O'Sensei e pediu que aceitasse dois de seus alunos

Em 1931, Ueshiba Morihei abriu o Kobukan dojo no subúrbio de Tóquio, onde ensinava Aiki Budo. Nesta época o Kobukan ficou conhecido como Dojo do Inferno devidos aos intensivos treinos. Muitos lutadores também apareciam para desafiar Ueshiba sensei e saiam impressionados com sua destreza.

Em 1937, o Japão entra em guerra contra a China e em 1941 contra os Estados Unidos. O seu descontentamento com a guerra e a destrição abalou O'Sensei emocionalmente e fisicamente, fazendo-o resignar todas as suas posições, e deixando as operações do Kobukan Dojo para seu filho Ueshiba Kisshomaru. O'Sensei então se muda para uma pequena fazenda em Iwama no outono de 1942.

Em Iwama, O'Sensei construi o santuário Aiki (Aiki Jinja) com um dojo aberto à natureza. Foi nesse ano que ele formalmente designou a sua arte de Aikido, o Caminho da Harmonia.
Nos seus últimos anos de vida, O'Sensei conduziu poucas aulas diretamente, ensinando mais através do exemplo e inspiração. Quando ele era o responsável pelo treino, enfatizava mais o lado espiritual do Aikido.

Em 1961, O'Sensei fez sua primeira e única visita aos Estados Unidos, ficando 40 dias no Havaí.
  
Em Março de 1968, O'Sensei passou mal em Iwama. Sabendo que o fim estava próximo, O'Sensei levantou-se na manhã de 10 de março e conduziu seu último treino. Ele foi então hospitalizado com o diagnóstico de câncer de fígado. O'Sensei se recusou ser operado e pediu para ser levado para casa.
 
O'Sensei faleceu pacificamente na manhã de 26 de Abril de 1969. Uma de suas frases finais foi: "Aikido é para o mundo inteiro."






Ueshiba Kisshomaru (2º Dōshu) 

Ueshiba Kisshomaru sensei foi o filho caçula de Ueshiba Morihei (O'Sensei) , fundador do Aikido. Nasceu na cidade de Ayabe no dia 27 de Junho de 1921.

Ueshiba Kisshomaru Dōshu começou a treinar seriamente enquanto era adolescente no ano de 1937 e, em 1938, já aparecia recebendo ukemi de seu pai no livro BUDO. Ele se tornou o diretor do Kobukan Dojo enquanto ainda estudava na universidade em 1942, logo após a retirada de seu pai para Iwama. Em 1946, se formou pela universidade de Waseda em Economia.

Ueshiba Kisshomaru Dōshu teve papel fundamental na expansão e divulgação da organização Aikikai em torno do mundo. Sua influência ténica também foi muito grande.

Ueshiba Kisshomaru Dōshu gradualmente modificou o currículo técnico da Aikikai reduzindo o número de técnias ensinadas e padronizando a nomenclatura. O seu estilo de movimentos fluidos ainda é utilizado em diversos dojos.

Após a morte de seu pai em 1969, Ueshiba Kisshomaru sensei herdou o título de Dōshu que significa "O Guardião do Caminho."

Kisshomaru Dōshu esteve em visita ao Brasil nos anos de 1978 e 1990.

No dia 04 de Janeiro de 1999, Kisshomaru Dōshu faleceu aos 77 anos.



Ueshiba Moriteru (3º Dōshu)

Ueshiba Moriteru Dōshu nasceu em Tóquio, no dia 02 de abril de 1951. É o segundo filho de Ueshiba Kisshomaru sensei e Ueshiba Sakuko , e neto do fundador do Aikido, Ueshiba Morihei sensei.

Foi nomeado o terceiro e atual Dōshu da Aikikai em 04 de janeiro de 1999, após o falecimento de seu pai. É também presidente da International Aikido Federation (IAF).

Graduou-se em Economia pela Universidade Meiji Gakuin.

Tendo treinado desde a infância com seu pai e com diversos mestres do Hombu Dojo, assumiu o cargo de diretor da Aikikai Hombu Dojo em 1986.