Perguntas e Respostas Sobre a Prática

Por Akira Tohei, 8º dan
Traduções em português por Cecília Aiko

Quais são os princípios do Aikido?
Masakatsu - Vitória correta, atitude apropriada
Agatsu - Vitória sobre si mesmo
Katsuhayahi - Vitória sobre a velocidade da luz, fazendo tudo tão perfeitamente que o tempo não é mais um fator.

Qual é o significado da reverência durante a prática?

Curvar-se é uma demonstração de respeito e cortesia. No aspecto marcial, é um oferecimento da nuca ao oponente, indicando confiança de que ninguém será machucado. No aspecto social, é um sinal de submissão, ou “rebaixamento” da pessoa – colocando o outro em um nível superior a você, demonstrando humildade.

Quando nos curvamos, que mão deve ser abaixada primeiro?

Não podemos dizer qual mão, esquerda ou direita, deve abaixar primeiro, já que os costumes são diferentes de acordo com a situação e escola de pensamento. Em algumas artes marciais, especialmente naquelas em que se usa a espada, a mão esquerda é baixada primeiro, já que é nesse lado que se usa a espada. Mas como no Aikido não carregamos armas, é aceitável simplesmente abaixar ambas as mãos ao mesmo tempo. O importante é que nossas mãos formem um triângulo e que façamos a reverência com sinceridade e respeito. Em algumas artes, por exemplo na cerimônia do chá, é apropriado baixar primeiro a mão direita como sinal de extrema cortesia.

Ao final da aula, depois de fazer a reverência ao O-Sensei e depois ao instrutor (Sensei), é necessário fazer mais uma reverência quando o Sensei sair do tatame?

Não. São necessárias somente duas reverências.

Nós precisamos fazer reverência ao sair do tatame?

Sim

Devemos nos curvar quando entramos no tatame do dojo, depois de termos tirado nossos sapatos?

Sim, de pé.

É necessário curvar-se para um Shihan quando passamos por ele?

Não, somente se você o interromper. Não chame atenção sobre si mesmo.

O que significa “onegai shimasu”?
Literalmente, eu respeitosamente peço este favor de você (Por favor, ensine-me. Por favor, venha em meu auxílio).

Por favor,  explique o Sanngen (círculo-quadrado-triângulo) durante a prática de Aikido.
Essas formas representam o Aikido. O triângulo é como o iniciante – forte, ríspido ao extremo. O movimento acontece em linha reta, como o irimi. Depois de alguma prática, os movimentos do iniciante tornam-se um pouco mais alongados e mais sólidos. Esse quadrado é como nage e uke movendo-se juntos. Também é a forma da finalização de uma técnica. O círculo é aquilo que almejamos -- movimentos contínuos, fluidos, suaves.

O que significa mushin?
Mushin significa sem intenção, inexistência. É muito importante ter esse sentimento naturalmente durante a prática. Esse termo é semelhante ao heijoshin, mas heijoshin aplica-se a toda sua vida, não somente à prática do Aikido.

Depois de muitos anos de treino, a técnica torna-se mushin (sem intenção). Como isso se aplica à vida?
Ao dirigir pela primeira vez, você se concentra muito para manejar o carro corretamente. Mas depois de muitos anos de direção, seu nível de experiência aumenta, e não é mais necessário o mesmo nível de concentração. Ou pegue o exemplo de uma secretária que “cata milho” quando começa a aprender a digitar, mas depois de alguns anos pode fazer isso rapidamente e sem olhar. Não é mais necessário um esforço extra para encontrar as letras no teclado.

Como podemos relaxar melhor enquanto esperamos a aula começar?
Esvazie sua mente das distrações externas respirando devagar, profundamente, calmamente. Conforme você for se despindo das preocupações, fique mais consciente da atmosfera do dojo, e aberto e receptivo aos ensinamentos do O-Sensei.

É necessário uma mente equilibrada e um espírito generoso para praticar o Aikido?
Agatsu é muito importante. Se alguém está triste ou bravo, não tem sentimentos neutros, e isso é como fechar uma porta. Com esse tipo de atitude, a pessoa não está receptiva aos ensinamentos. Um estudante deve estar pronto e aberto para poder aprender.

Existem exercícios que podemos praticar quando estamos fora do dojo que nos ajudariam a ficarmos mais centrados?
Todos os exercícios que fazemos na aula podem ser feitos em casa. Para obter o máximo deles, você deve estar certo de estar no estado de espírito correto e fazer os exercícios com cuidado e atenção.

Como devemos chamar os estudantes mais antigos?
Já que todos são membros do dojo, chame-os pelo nome, sem se importar com a graduação. Você pode chamar os alunos mais antigos por “senpai”, se desejar, principalmente se eles estiverem dando aula.

Quais são perguntas apropriadas para os senpai? Como falamos com eles?
Você deve sentir-se à vontade para perguntar aos senpai qualquer coisa que não compreender. Se eles não souberem a resposta, vão sentir-se motivados a encontrá-la.
O papel dos senpai é ajudar os novos membros através da demonstração, não ensinando.

E se um senpai for interrogado em uma questão técnica?
Responda da melhor maneira possível. Se sua resposta for contestada, seu argumento deve ser que existem muitas maneiras de se executar uma técnica. De qualquer modo, o dojo não é uma escola. É um lugar aonde as pessoas vêm para seguir um mesmo caminho. Se um membro questiona o que está sendo ensinado, não deve mais ser membro.
Eu gostaria que os yudansha (faixa-preta) pensassem além da técnica – para alcançar a essência da técnica. Qualquer um pode fazer os movimentos, como um robô. Mas para entender porque uma técnica funciona, ou onde os movimentos se encaixam melhor, há muito trabalho e treino.E esse aprendizado acontece através do trabalho com o parceiro no tatame, não do estudo de vídeos ou livros.

A partir de que nível podemos começar a ajudar e ensinar outros alunos?
Ajudar não é ensinar – esteja certo disso. O papel dos estudantes não é ensinar, mas ajudar seus companheiros estudantes.

É mais fácil aprender observando ou fazendo a técnica?

Experiência é o melhor professor.

Então os senpai não devem dizer nada quando praticando, só demonstrar?
Sim, uma explicação verbal não é a melhor. Existem momentos em que isso é necessário, mas esse não deve ser o primeiro impulso. Se você fala demais, não é um professor, nem um senpai. Estudantes erroneamente tentam entender as coisas com as cabeças, antes de deixar o corpo experimentar e aprender.
Um dos aspectos da prática é purificar seu coração. Isso é feito através de ação, não de palavras. Ajudar outras pessoas e limpar o dojo é parte integrante desse processo.

Então a limpeza é a mesma coisa que a prática?
Limpeza é o primeiro passo na sua prática, e conseqüentemente, não é limitado ao varrer depois da aula. Sempre que você está limpando o dojo, isso torna-se uma extensão do seu treinamento. Esse é o porque a limpeza deve ser feita em silêncio sem brincadeiras ou risadas entre os estudantes. Você deve estar atento ao que está fazendo, não deve haver conversa, por exemplo quando estiver varrendo o tatame depois da aula.

O que você considera um estudante sério? Como pode um estudante de pouca graduação dar algo ao dojo?
O primeiro passo é estar aberto a limpar o dojo, e executar tarefas humildes pedidas a você. Isso é uma extensão do seu aprendizado. Depois, você poderá ajudar outros iniciantes ensinando o que você aprendeu – mas você deve ser muito cuidadoso para que aquilo que estiver ensinando seja um verdadeiro ensinamento, não um boato ou algo que você pode ter aprendido de maneira errada.

Como pode um estudante superar o medo de se machucar durante as práticas?
Os estudantes precisam entender o ukemi e praticá-lo segundo seu próprio ritmo. Faça com que seu parceiro saiba que você está apreensivo, então ambos poderão trabalhar em harmonia. Outro ponto importante é deixar seu “corpo” praticar o Aikido ao invés da sua “cabeça”. Não pense demais – permita que seu corpo aprenda os movimentos.

Qual é o estado de espírito e posição corporal que compõem uma postura apropriada de Aikido?
Se você está em uma postura correta, ou kamae, não existe “pensar”. O termo kamae não significa somente postura, mas também atitude. Somente os iniciantes devem ter que “pensar” sobre a posição corporal ou como ficar em hanmi. Conforme você vai progredindo nas práticas, você verá que seu corpo assume um kamae adequado natural e automaticamente.

O que deve fazer o uke depois de um ushiro ukemi (ukemi para trás) para torná-lo mais seguro?
O ushiro ukemi é mais utilizado para a prática em velocidades baixas. Quando o ritmo é mais forte, mae ukemi (ukemi para frente) é preferível. Depois do mae ukemi você deve levantar-se e ficar em hanmi.

Qual é a responsabilidade do uke?
A principal responsabilidade do uke é harmonizar com os movimentos do nage. Isso requer um estado de espírito chamado mushin, ou ser desprovido de ego. O papel do uke não é “fazer ukemi”, mas ser jogado – não consigo dar mais ênfase a isso. Em japonês, há um ditado que diz que a pessoa deve gostar de jogar e ser jogado. O ditado não diz “fazer ukemi” – diz “ser jogado”.
Existem estudantes que pedem para fazer sessões de prática de ukemi para aprender como fazer o que eles consideram quedas bonitas. Mas lembre-se que Aikido não é uma performance acrobática ou de ginástica. Aikido é mover-se em harmonia com o parceiro, uke reagindo em resposta à jogada do nage. Às vezes penso que os estudantes estão fazendo as quedas sozinhos, ao invés de serem guiados pelo nage. Eles jogam suas pernas para cima e fazem grandes arcos, muito semelhantes a um ator no palco. Isso é o ego em ação
Aqueles que foram jogados por O-Sensei nunca vão esquecer o sentimento e a maravilha de sentirem-se no chão sem saberem como foram parar lá. Nem por um instante a pessoa poderia preocupar-se com a beleza de “fazer ukemi”, porque havia uma entrega total do indivíduo, do mushin. Devemos voltar ao básico. Quando praticando com um parceiro, esforcem-se para tornar-se um só e harmonizar-se mutuamente com os movimentos. Os estudantes não devem jogar-se, que é o que acontece quando eles não se permitem serem guiados pelo nage. Sem um parceiro, não há Aikido.

Como Masakatsu, Agatsu, Katsuhayashi pertencem ao ukemi?
No Aikido, ukemi não pode ser discutido por si só. Nage e uke são um conceito inseparável, e cada um deles não pode ser definido sem o outro. Mas para responder essa questão, eu devo dizer que talvez Masakatsu é o que mais acertadamente define ukemi no sentido que o uke deve fazer os movimentos mais apropriados para a situação. Agora, o que significa apropriado? De maneira simples, é o que foi enfatizado na questão acima a respeito da responsabilidade do uke – o uke corresponde corretamente aos movimentos do nage, levando em consideração o tamanho, velocidade, nível e intenção do nage.
Parece natural então que se o uke pode esquecer o próprio ego e suprimir o desejo de fazer uma queda ao invés de ser jogado, e além disso ser capaz de mover-se em harmonia com o nage, isso é a prática do Agatsu. Finalmente, Katsuhayashi vem naturalmente depois de ser jogado por outros centenas e centenas de vezes, não da “prática do ukemi”.
Se nos sentimos felizes quando estamos jogando e sendo jogados, , isso é o mesmo que “heijoshin”, que significa não ter qualquer tipo de emoção?
Primeiro de tudo, o ditado não quer dizer “feliz” quando diz “gostar” de jogar e ser jogado. A idéia é ter um bom sentimento a respeito de jogar e ser jogado, e isso não necessariamente significa em sentir-se feliz. Além disso, “heijoshin” não quer dizer sem emoção, mas um sentimento normal de emoção, como você normalmente e naturalmente sente-se. Nós somos seres sensíveis, não robôs. Nós simplesmente precisamos ser nós mesmos.

Por que kokyu-nage tem esse nome?
Kokyu, que significa respiração, é tão natural que ninguém tem que pensar sobre isso. A técnica deve ser muito fluente e suave, nunca forçada, e sempre seguindo a linha e o movimento naturais do corpo.
Ao respirar, você nunca deve inspirar ou expirar ruidosamente. A respiração também deve ser fluida e suave, nunca forçada. Alguns estudantes expiram espalhafatosamente, acreditando que isso os ajuda a relaxar e a executar uma técnica, mas isso é simplesmente barulho vazio. A respiração natural é tranqüila, silenciosa.

E o kiai, especialmente durante técnicas como o kokyu-nage?
Se o kiai é uma resposta natural, não forçada, então é aceitável. Alguns estudantes, entretanto, querem gritar porque acreditam que isso dá maior poder a eles, mas tudo o que estão fazendo é sendo incômodos e distraindo a si próprios e aos outros. O kiai deve ser absolutamente natural e espontâneo, quase uma resposta involuntária. O kiai de O-Sensei era algo que brotava do seu íntimo. Muitos concordavam que era como um fenômeno sobrenatural.

Por que nos curvamos para a foto de O-Sensei quando pegamos as armas?
Curvamo-nos em respeito e gratidão a O-Sensei, e para mostrar nossa humildade ao sermos capazes de praticar a arte dele.

Qual é o papel da velocidade no Aikido?
Quanto maior a velocidade, maior a potência. Mas o primeiro pensamento deve ser técnica correta. A velocidade vira quando for necessária.

Quando sabemos que temos que atacar mais forte?
Se o nage pedir. Mas é muito importante manter-se calmo e manter uma atitude apropriada.


O Aikido está sempre na defensiva, e como podemos usá-lo para atacar outras pessoas?
O treinamento do Aikido não é aprender como atacar pessoas, mas para fins de prática, precisamos ter nage e uke. Já que o nage não precisa se defender se não houver ataque, o uke aprende como atacar adequadamente unicamente para fins de treino.

Nas ruas, você ataca o uke, ou você o permita atacá-lo e então reage ao ataque?
Não sei. No dojo praticamos com o objetivo de nos aprimorarmos. Com o treino, nossa técnica melhora também, o que possibilitaria nos ajudar em um caso de ataque real. Entretanto, nas ruas, não é uma situação de treino, então não posso responder sua pergunta.
Podemos usar chutes no Aikido? Quais técnicas podem ser usadas para defender chutes?
Como defesa, qualquer técnica aplicada contra um soco ou outro ataque, por exemplo shomen uchi, yokomen uchi, ou tsuki, pode funcionar contra chutes porque a direção de um soco deve ser a mesma do chute.


Quando fazemos técnicas de estilo livre com múltiplos atacantes, como saber se alguém está atrás de você?
Depois de completar uma técnica, vire-se e olhe ao redor. Trocando seu hanmi você poderá ver em todas as direções.
Ao praticar jogando diversos parceiros, você deve sempre estar alerta naquilo que está fazendo, e entender os movimentos que está fazendo – não é só uma questão de ir e fazer.

Como podemos manter o ki baixo?
Se eu entendi a pergunta direito, você está perguntando como se manter centrado. Você começa relaxando seu corpo completamente, respirando claramente, e aprofundando seus pensamentos tão profundo quanto puder. Se isso te ajuda, pense em seu centro de gravidade caindo até o centro do seu abdômen.
Conforme você progredir, você será capaz de manter um centro baixo, não importa quão vigorosamente treine. Mas se a atenção e a mente não estiverem ali, você não estará centrado.

Devemos praticar mesmo se estivermos cansados?
Se você estiver somente um pouco cansado, você pode praticar um pouco mais devagar, em seu próprio nível e com um parceiro adequado. Mas você deve ser capaz de se manter focado e alerta. Como ao comer, você deve estar atento à comida para poder saboreá-la.
Se você estiver muito cansado, é melhor sentar e observar a aula. Como instrutor eu preciso estar no tatame todo o tempo, mas como aluno você pode optar.
Qual é a diferença entre iki e kokyu?
Iki é a respiração no sentido médico, enquanto kokyu significa inspirar pelo nariz e expirar pela boca, como quando treinamos.
Por que fazemos os exercícios de remar?
Para nos ensinarmos a nos mover desde os quadris e ajudar não só nossos corpos, mas também nossos sentimentos a ficarem centrados.

Para onde devemos olhar ao fazer uma técnica?
Não olhe diretamente nos olhos do seu parceiro, mas em algum lugar na área do seu nariz. Isso deve te permitir enxergar todo o campo de visão.

Quantas técnicas de irimi existem?
Irimi é uma entrada direta; irimi nage é uma técnica.
É mais importante entender o sentido do irimi, de fazer duas linhas, do que preocupar-se com os nomes das técnicas.

Por que usamos atemi? Com que freqüência devemos usar o atemi?
Atemi é usado como um último recurso se o uke está resistindo. Durante o treino você não deve ter que usar o atemi se seus movimentos estão corretos, para começar.
O que significa koshi nage?
Koshi significa quadril, e nage significa jogar.

Qual é o grau mais elevado que podemos alcançar no Aikido?
Em alguns casos especiais tem sido concedido o 10º dan.


Como as pessoas podem melhorar o treino para o exame?
Treinando, treinando treinando.

O Aikido é uma arte marcial?
Ueshiba Morihei Sensei considerava o Aikido a Arte da Paz. O Aikido pode ser encarado como uma arte marcial cujos objetivos são a reconciliação e a solução de conflitos. O fato de não ter como objetivo principal a derrota de um oponente torna o Aikido uma arte marcial diferente, especialmente dedicada a promover a harmonia entre as pessoas, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

O Aikido está ligado a alguma religião?
Não. Ueshiba Morihei que foi quem primeiramente concebeu o termo e a prática Aikido estava ligado à uma religião japonesa chamada Omoto-Kyo, porém o Aikido em si não está vinculado à nenhuma religião. O Aikido é fundamentado apenas em valores e princípios universais como Amor, Respeito e Gratidão.

Qual a frequência ideal para praticar Aikido?
O mais importante para determinar a freqüência ideal para a prática do Aikido é perceber seu próprio ritmo. Há pessoas que praticam todos os dias e há quem pratique apenas uma vez por semana. Embora recomendemos que o aluno pratique pelo menos três vezes por semana, é fundamental manter-se atento à sua própria condição física e manter um ritmo que lhe seja confortável.

Qual a idade mínima ou máxima para a prática do Aikido?
A idade mínima depende muito da maturidade e desejo da criança em praticar. A idade máxima também é relativa, pois são sempre respeitados os limites físicos de cada um.

Quais são as faixas usadas no Aikido?
Na Academia de Artes Marciais Charles Carvalho é utilizada o sistema de faixas da União Sul America de Aikido, são no total sete faixas: branca, amarela, roxa, verde, azul, marrom e preta


É necessário alguma roupa especial para prática do Aikido?
Recomendamos que o praticante adquira um dogi (também chamado popularmente de kimono) devido à algumas técnicas e exercícios. É uma vestimenta mais confortável e serve para proteger o corpo.

Em quanto tempo o praticante está apto a tornar-se faixa preta?
Depende da dedicação e do desempenho do praticante, além de sua compreensão sobre o Aikido. A perfeição técnica não tem valor sem a compreensão do que é o Aikido e de qual seu objetivo primordial. Lembre-se de que a faixa preta apenas sinaliza a conclusão de uma etapa e o início de outra, ainda mais lenta e difícil.

É comum se lesionar praticando Aikido?
Não, ao contrário, nas academias onde os professores sãp cuidadosos e responsáveis lesões são muito raras. Há Dojos (locais onde se pratica Aikido) onde a ocorrência de lesão física e emocional é frequente entre os praticantes e isso se deve geralmente à postura e abordagem que alguns professores despreparados tem em relação ao Aikido. Todo o treinamento é feito de forma a preservar a integridade física e psicológica do praticante. Os rolamentos e quedas, por exemplo, são praticados desde o primeiro dia do praticante no dojo como forma de prepará-lo para cair e receber as técnicas com segurança. Embora algumas técnicas possam causar lesões — como as torções e alavancas — o objetivo do Aikido não é esse e, enquanto a prática for realizada com atenção, amor e respeito aos limites do corpo, nenhuma lesão acontecerá.  Quando uma lesão ocorre temos a certeza de que os ensinamentos do Aikido não estão sendo seguidos.

Fonte: aikidoonline.com