Ueshiba Kisshomaru (2º Dōshu)

 
Ueshiba Kisshomaru sensei foi o filho caçula de Ueshiba Morihei (O'Sensei) , fundador do Aikido. Nasceu na cidade de Ayabe no dia 27 de Junho de 1921.

Ueshiba Kisshomaru Dōshu começou a treinar seriamente enquanto era adolescente no ano de 1937 e, em 1938, já aparecia recebendo ukemi de seu pai no livro BUDO. Ele se tornou o diretor do Kobukan Dojo enquanto ainda estudava na universidade em 1942, logo após a retirada de seu pai para Iwama. Em 1946, se formou pela universidade de Waseda em Economia.

Depois da guerra, no começo de 1948, Ueshiba Kisshomaru  sensei supervisionou o desenvolvimento do novo Aikikai Hombu Dojo. Ficou empregado por alguns anos em uma empresa de seguros até largar este emprego definitivamente em 1955 e dedicar-se totalmente ao crescimento da Aikikai. Em 1957, Ueshiba Kisshomaru sensei publicou seu primeiro livro sobre Aikido que tornou-se um sucesso sendo editado diversas vezes. Desde então, ele foi autor de mais de 20 volumes sobre a arte.

Em 1963, Ueshiba Kisshomaru sensei fez sua primeira viagem internacional para os Estados Unidos e, subsequentemente, viajou em diversas ocasiões para a América do Norte, do Sul e Europa. Ueshiba Kisshomaru Dōshu teve papel fundamental na expansão e divulgação da organização Aikikai em torno do mundo. Sua influência ténica também foi muito grande.

Ueshiba Kisshomaru Dōshu gradualmente modificou o currículo técnico da Aikikai reduzindo o número de técnias ensinadas e padronizando a nomenclatura. O seu estilo de movimentos fluidos ainda é utilizado em diversos dojos.

Após a morte de seu pai em 1969, Ueshiba Kisshomaru sensei herdou o título de Dōshu que significa "O Guardião do Caminho."

Kisshomaru Dōshu esteve em visita ao Brasil nos anos de 1978 e 1990.

No dia 04 de Janeiro de 1999, Kisshomaru Dōshu faleceu aos 77 anos.