Kawai Shihan

O Professor REISHIN KAWAI SHIHAN nasceu no dia 28 de fevereiro de 1931, na cidade de YASSUGI, na Província de SHIMANE, Japão. É filho de Tomonobu Kawai e Matsuno Kawai. De seu casamento com a Sra. Letícia Okubo Kawai (falecida em Fevereiro de 1998) resultaram suas duas filhas: Cristina Okubo Kawai e Lilba Okubo Kawai de Oliveira.
Foi Presidente da NIHON KOBUDO IHO FUKYU KAI (Entidade de Pesquisas em Artes Marciais e Acupuntura); Membro da Associação de Pesquisa de Medicina Oriental de Mishimassa Nishizawa. Diretor Geral da Associação Aikikai do Japão, no Brasil; 4o. Vice Presidente da Federação Internacional de AIKIDO (FIA) e Professor do Método Universal Superior de Acupuntura e Moxa da Faculdade de Medicina Oriental "NIHON TOYO IDO IN".
Tem referências pessoais publicadas em vários jornais e revistas. Participou de vários congressos, entre outros, em 1976, em Tóquio, na I Convenção Internacional de AIKIDO e em 1980, no III Congresso Internacional de AIKIDO em Paris, tendo representado o Brasil em ambas as oportunidades.
Em 1961, o Mestre Munashigue, 9º dan de Aikido, representante internacional do Aikikai, determinou para que Reishin Kawai Shihan fosse representante do Aikido no Exterior cuidando desta arte marcial no Brasil.
Em 09/01/1963 abriu sua primeira academia no centro de São Paulo.
Em 28/02/1963 recebe o título de Shihan, concedido pelo Mestre Ueshiba Morihei.
Reishin Kawai era também especialista em medicina oriental. Em sua vida, ele visitou comunidades nipônicas pelo Brasil, tratando da saúde de pessoas por meio da acupuntura e do shiatsu.
Reishin Kawai, introdutor do Aikidô no Brasil, faleceu no dia 26 de fevereiro de 2010, aos 78 anos, em São Paulo.