Perguntas Frequentes

O Aikido é uma arte marcial?
Ueshiba Morihei Sensei considerava o Aikido a Arte da Paz. O Aikido pode ser encarado como uma arte marcial cujos objetivos são a reconciliação e a solução de conflitos. O fato de não ter como objetivo principal a derrota de um oponente torna o Aikido uma arte marcial diferente, especialmente dedicada a promover a harmonia entre as pessoas, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal.

O Aikido está ligado a alguma religião?
Não. Ueshiba Morihei que foi quem primeiramente concebeu o termo e a prática Aikido estava ligado à uma religião japonesa chamada Omoto-Kyo, porém o Aikido em si não está vinculado à nenhuma religião. O Aikido é fundamentado apenas em valores e princípios universais como Amor, Respeito e Gratidão.

Qual a frequência ideal para praticar Aikido?
O mais importante para determinar a freqüência ideal para a prática do Aikido é perceber seu próprio ritmo. Há pessoas que praticam todos os dias e há quem pratique apenas uma vez por semana. Embora recomendemos que o aluno pratique pelo menos três vezes por semana, é fundamental manter-se atento à sua própria condição física e manter um ritmo que lhe seja confortável.

Qual a idade mínima ou máxima para a prática do Aikido?
A idade mínima depende muito da maturidade e desejo da criança em praticar. A idade máxima também é relativa, pois são sempre respeitados os limites físicos de cada um.

Quais são as faixas usadas no Aikido?
Na Academia de Artes Marciais Charles Carvalho é utilizada o sistema de faixas da União Sul America de Aikido, são no total sete faixas: branca, amarela, roxa, verde, azul, marrom e preta


É necessário alguma roupa especial para prática do Aikido?
Recomendamos que o praticante adquira um dogi (também chamado popularmente de kimono) devido à algumas técnicas e exercícios. É uma vestimenta mais confortável e serve para proteger o corpo.

Em quanto tempo o praticante está apto a tornar-se faixa preta?
Depende da dedicação e do desempenho do praticante, além de sua compreensão sobre o Aikido. A perfeição técnica não tem valor sem a compreensão do que é o Aikido e de qual seu objetivo primordial. Lembre-se de que a faixa preta apenas sinaliza a conclusão de uma etapa e o início de outra, ainda mais lenta e difícil.

É comum se lesionar praticando Aikido?
Não, ao contrário, nas academias onde os professores sãp cuidadosos e responsáveis lesões são muito raras. Há Dojos (locais onde se pratica Aikido) onde a ocorrência de lesão física e emocional é frequente entre os praticantes e isso se deve geralmente à postura e abordagem que alguns professores despreparados tem em relação ao Aikido. Todo o treinamento é feito de forma a preservar a integridade física e psicológica do praticante. Os rolamentos e quedas, por exemplo, são praticados desde o primeiro dia do praticante no dojo como forma de prepará-lo para cair e receber as técnicas com segurança. Embora algumas técnicas possam causar lesões — como as torções e alavancas — o objetivo do Aikido não é esse e, enquanto a prática for realizada com atenção, amor e respeito aos limites do corpo, nenhuma lesão acontecerá.  Quando uma lesão ocorre temos a certeza de que os ensinamentos do Aikido não estão sendo seguidos.